Inovação-Relexões sobre mix de marketing composto por 4 Ps

 por - Silvio Meira*:
  • (Hélices da Inovação)
Introdução: 
Em 1995, Etkowitz e Leydesdorff propuseram um modelo que viria a se tornar a referência para discussão global sobre os processos de inovação. Os autores criaram uma explicação original para a interação entre governo, academia e indústria, simulada por um modelo de três hélices em interação (TriX), da mesma forma que a dupla hélice do DNA interage para criar, manter e evoluir a vida.
O Magazine Luiza Você é uma grande ideia, ainda mais radical porque tornada prática e a serviço da formação de comunidades de negócios.
  • Redes sociais marcam uma era em que não só cada um de nós passou a “escrever” em rede (pois antes só líamos o que havia nos portais, normalmente escrito por profissionais) mas, também, passamos a conectar tudo o que queremos. Se houvesse um marco de quando a internet, como deveria ser, começou a existir, acho que poderíamos dizer que foi a partir do ponto em que cada um de seus usuários passou a contribuir para a formação de “redes usando a rede”, ou seja, passou a criar suas próprias conexões (as redes sociais pessoais) sobre a grande infraestrutura global de redes. Por isso que Facebook e Twitter fazem sucesso, são parte da plataforma global que usamos para formar redes.
  •  A TV não está perdendo, ainda, tempo de audiência. O principal problema da TV é que a interação sobre sua programação está indo para a internet, através da “segunda tela”: muita gente “assiste TV no Facebook” (ou Twitter) e, por lá, interage com as pessoas que também estão assistindo a mesma (ou outra) coisa. Nisso, a TV, ou quem faz a TV, perde uma parte do valor de rede, que é integrado às redes sociais. O que significa que a TV não perde audiência mas perde atenção, e que a transformação da audiência em comunidade não é capturada, como deveria, pela TV. Não dá pra prever, ainda, as consequências de longo prazo desta mudança, mas… se eu “fosse a TV”, estaria muito preocupado.
  • antes do mercado em rede, a visão de preço podia vir [por exemplo] de uma uma teoria proposta por edmund jerome mcCarthy em 1960 dizendo que, a partir do ponto de vista do vendedor, a empresa tinha que cuidar do mix de marketing composto por 4 Ps: o produto, seu preço, lugar [place] e promoçãodo produto. mudando o lugar, muda a forma de promoção, talvez mude o produto e, para o mesmo produto, quem sabe, o preço. 
  •  A ikewai é uma rede de business designers baseada no Porto Digital, em Recife.Acesse link IKEWAI
* Silvio Lemos Meira é paraibano de Taperoá, onde nasceu em 02/02/1955, e Pernambucano de coração. Meira fez Graduação em eletrônica no ITA (1977), Mestrado em Computação na UFPE (1981) e Doutorado em Computação na University of Kent at Canterbury (1985) e é Professor Titular de Engenharia de Software do Centro de Informática da UFPE (como Professor de Graduação e Pós-Graduação). Como cientista-chefe do C.E.S.A.R é responsável por descobrir perguntas (ao invés de arranjar respostas) e inovação em geral, e Presidente do Conselho de Administração do Porto Digital.