Da Lagoa da Estaca a Apolinário

(em "O Rio") - João Cabral de Melo Neto
"O Rio" é obra de João Cabral que conta a viagem do Rio Capibaribe desde a sua nascente até a cidade do Recife.
"Da lagoa da Estaca a Apolinário" é o primeiro poema que compõe "O Rio". (Na foto, escultura feita em homenagem a João Cabral de Melo Neto, que tem nas mãos a obra "O Rio", às margens do Rio Capibaribe.

Da lagoa da Estaca a Apolinário.

Sempre pensara em ir caminho do mar.
Para os bichos e rios nascer já é caminhar.
Eu não sei o que os rios têm de homem do mar;
sei que se sente o mesmo e exigente chamar.
Eu já nasci descendo a serra que se diz do Jacarará,
entre caraibeiras de que só sei por ouvir contar
(pois, também como gente,não consigo me lembrar
dessas primeiras léguas de meu caminhar).

Deste tudo que me lembro,lembro-me bem de que baixava
entre terras de sede que das margens me vigiavam.
Rio menino, eu temia aquela grande sede de palha,
grande sede sem fundo que águas meninas cobiçava.
Por isso é que ao descer caminho de pedras eu buscava,
que não leito de areia com suas bocas multiplicadas.
Leito de pedra abaixo rio menino eu saltava.
Saltei até encontrar as terras fêmeas da Mata

ENVIADO POR CRISTIANE APOLINÁRIO EM 19/03/08 PARA ELIANE APOLINÁRIO VIA GMAIL(GOOGLE)