Aprendizagem & Inovação.

Frente às novas tecnologias, o amplo acesso às informações e as rápidas mudanças cabem ao educador e a educadora, a tarefa de ajudar o aluno e a aluna a aprender a aprender, ou seja, manipular as informações construindo saberes com significados, pois tanto professor quanto aluno, atuam como investigadores e sujeitos colaborativos nesse processo de construção do conhecimento.

A aprendizagem colaborativa é um recurso na área de educação que consiste em estabelecer um procedimento onde o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor, estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados. A aprendizagem colaborativa surge da necessidade de inserir metodologias interativas na educação.

Ensino com pesquisa, abordagem progressista, visão holística, são exemplos de inteligência coletiva. (Tim O'Reilly).São trocas ativas de idéias
A aprendizagem colaborativa no ensino a distância aborda dois pontos chave,um está baseado na contrução do conhecimento do indivíduo em aprender e o outro consiste em um processo de aprendizagem social onde todos trabalham em grupo.Tanto professores quanto estudantes interagem juntos independente de lugar por intermédio do computador.

Aprendizagem colaborativa é uma comunidade de aprendizagem via internet onde podemos ter a interação a construção do conhecimento a discussão e a reflexão. E também grupos de pessoas com um fim comum, que é a aprendizagem.

'A aprendizagem colaborativa permite a troca de experiência; ponto de partida e de chegada da aprendizagem, é por meio das relações advindas de experiências que envolvem a ação de conhecer e a possibilidade de escolha tornando o conhecimento mais significativo.

Estamos neste contexto,avançando num processo contínuo de modo a estabelecer novas regras para a consolidação de novos paradigmas educacionais;
estratégias inovadoras fundamentarão a praxis de profissioanais das diversas áreas de atuação,visto que os espaços públicos receberão uma gama muito abrangente de uma clientela carente de conhecimento.Sem dúvida,a educação corporativa tem avançado muito rapidamente para atender as exigencias do mercado competitivo.
Em se tratando de competitividade;poderíamos situar as experiencias de aprendizagens,a nível familiar cada vez mais distante do ambiente em questão:trata-se de um fato,mas se pudéssemos retomar alguns hábitos digamos "em desuso",quem sabe, resgataríamos o antigo mas almejado respeito pela dignidade humana....
Poderíamos abrir espaço para dialogar durante as refeições;recriando o ambiente familiar na empresa
E se pudėssemos cochilar antes de retornar ao trabalho?Quem sabe este tempo melhor aproveitado renovariam as energias?Alguns funcionários o fazem  obtendo as vantagens de ativar o entusiasmo e manter as energias nesta nova etapa do trabalho.
As pessoas mais inovadoras fazem bom uso de seu tempo....
A competitividade citada inicialmente,faz parte deste processo,porque a chave está em criar uma cultura de valorização do empregado como elemento gerador de eficácia e riqueza e dar oportunidade de realização de sua capacidade intelectiva. Esta força intelectual vai influenciar positivamente na dinâmica patrimonial. Um trabalhador que não vê perspectiva em seu trabalho para desenvolver suas capacidades e de crescimento na empresa não terá motivação para desenvolver bem sua função na mesma. Desenvolverá sua tarefa com pouca motivação e interesse, influenciando assim, de modo negativo, o bom andamento da dinâmica do meio patrimonial.Convém lembrar que para isto,o novo e o velho(literalmente),poderão cohabitar harmonicamente.