“Inovação e o Espírito Empreendedor”:(Reflexões)

Daremos destaque ao tema inovação,por entender que a temática aflora a partir da última década com maior intensidade-determina as relações de poder no trabalho,pela liderança criativa que,possibilitada no coletivo,  fundamentam a praxis inovadora.
E sobre os efeitos perversos da "hiperespecialização", tendência prevalecente nos sistemas formais de ensino, alertou muito recentemente, em Lisboa, o filósofo francês Edgar Morin. Para as empresas sustentáveis;a lição: devem dar mais atenção à formação integral dos seus quadros, o que lhes permitirá mais
tarde,enfrentarem com sucesso o imprevisto e a mudança.
Por sua vez, Drucker (1985) relata que a época em que escreveu “Inovação e o Espírito Empreendedor”, embora o assunto relativo a estratégia empresarial estivesse na moda,nenhuma discussão sobre “estratégias empreendedoras” era de seu conhecimento.

Neste sentido, as suas recomendações sobre estratégia são baseadas na prática de estratégias que deram certo e, neste sentido, a sua proposta tem sido criticada como bastante prescritiva. Segundo Drucker (1985) existem quatro estratégias empreendedoras específicas:

“Com tudo e pra valer”.
“Golpeá-los onde não estão”.
 Encontrar e ocupar um “nicho ecológico” especializado.
 Mudar as características econômicas de um produto, um mercado, ou um setor industrial.

Drucker (1985) admite que as quatro estratégias não são mutuamente exclusivas. Um mesmo empreendedor combina duas ou três estratégias. Elas também não são
nitidamente diferenciadas. Mesmo assim, cada uma tem seus pré-requisitos. Cada uma é adequada a certos tipos de inovação e não o é para outras. Cada uma tem suas próprias limitações e seus próprios riscos.

. “COM TUDO E PRA VALER”

Nesta estratégia o empreendedor visa a liderança, senão o próprio domínio de um novo mercado ou um novo setor. Ela não visa necessariamente criar de imediato, um grande negócio, embora freqüentemente isso seja mesmo o alvo. Entretanto visa, desde o início a uma posição de liderança permanente. Essa estratégia, entretanto não tem sido a predominante, sendo a mais arriscada. Ela não perdoa, não permite erros e
nem mesmo uma segunda chance. Mas, se tiver êxito, esta estratégia é altamente recompensada.

Drucker (1985) exemplifica com o caso da Hoffmann-La Roche que na década de 20 apostou tudo que tinha nas recentes descobertas das vitaminas, numa época em que o mundo científico ainda não podia aceitar totalmente que tais substâncias existiam. Ela que começou do nada, investiu tudo numa idéia e hoje possui metade do mercado mundial, avaliado em bilhões de dólares por ano.

. “GOLPEÁ-LOS ONDE NÃO ESTÃO”

Segundo Drucker (1985) duas estratégias empreendedoras completamente diferentes se destacam.  Elas são denominadas de “imitação criativa” e “judô empreendedor”.

continuemos.....