Educação & Gênero:Um Novo Olhar diante de Novas Perspectivas (Parte III)


Pensando no futuro – todo o conhecimento que o homem dispõe com as novas tecnologias, espera-se e se pretende direcionar ações à princípio, que beneficie o mesmo. O objeto, motivo e fim pelo qual a educação se destina.
Se aprofundarmos na vertente antropológica que fornece elementos metodológicos, entenderemos as experiências culturais vivenciadas ao logo do tempo, nas diferentes sociedades complexas (estas moldaram nossos “mapas” de orientação para a vida social), resultando nas identidades sociais.
As diferentes ideologias, que marcaram a história dos povos, a mídia influenciando o consumo exacerbado de bens de consumo e a alienação em detrimento da conscientização; a política e as relações de poder

estruturando o contexto social brasileiro atual,são elementos constitutivos de temas que estimulam a reflexão a partir de uma visão mais ampla dos processos que interferem na dinâmica da manutenção ou mudança das estruturas sociais, que consolidam ou fragmentam o controle social.
O enfoque psicodramático, caberia nestas situações, possibilitando para a educação a visão de um novo referencial e a criação de novas metodologias, pautadas em formas de abordagens diferenciadas nas relações interpessoais, principalmente de acordo com os princípios referentes à espontaneidade.
- A Estrutura Familiar dos grandes Centros Urbanos.
No tocante a identidade psicológica familiar, em geral, é afetada por uma variedade de forças que perturbam sua unidade. Está francamente integrada; é confusa e recheada de conflitos; na maioria das vezes está dividida e fragmentada; em sinais variáveis, está desordenada; desorientada das realidades que a circundam. Pode-se dizer que a família está emocionalmente isolada. Há um abismo imenso entre o que a família alimenta e o que deseja ser, verifica-se um distanciamento da realidade. São evidentes as questões de gênero e etnia. Existe uma grande rotatividade de parceiros do sexo masculino entre as mulheres. Assim sendo, elas possuem filhos de diferentes homens. Que por sua vez são figuras ausentes, motivo pelo qual a mulher assume a responsabilidade pala manutenção da família, gerando uma sobrecarga de trabalho e, em decorrência, um afastamento da educação dos filhos.
Há além dos problemas de saúde devido a condições precárias de moradia, muitos casos de incesto entre pais e filhos e entre irmãos.A sexualidade das crianças parece ser vivida muito precocemente e se desenvolve como algo feio e promíscuo. Por certo, para tanto contribui o fato de todos dormirem juntos com os adultos em um só espaço físico.
A necessidade dos mais jovens ajudarem na ampliação da renda familiar vem, cada vez mais, afastando-os da vida escolar (evasão escolar),além do bullying e demais formas de violência, entre outros fatores.E para finalizar,este,mas convocando educadores e educadoras para rever sua praxis,e a sociedade nas suas diversas formas de representatividade em forma de parcerias;pois segundo pesquisas recentes, 60 milhões de estudantes com mais de 15 anos de idade,não concluíram o segundo grau.